sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Língua Portuguesa para Surdo


Trabalho voltado para aprendizagem significativa: a partir da imagem e do conhecimento prévio do aluno que descreve o que vê e é estimulado a aprofundar-se no assunto em sua língua materna (L1) pela intérprete Eunice Maria concomitantemente com a professora de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) que vai introduzindo os vocábulos escritos e, trabalhando seu significado.

Ao final da atividade, os alunos recebem revistas, jornais e para demonstrar o conhecimento adquirido produzem um cartaz.

E outras aulas serão trabalhados gêneros textuais diversos com o tema trabalhado para ampliação do vocabulário, compreensão e vivência de mundo.








Neologismos

                                              AMPLIAR O LÉXICO DA LÍNGUA


Um neologismo é o processo de criação de uma nova palavra na língua devido à necessidade de designar novos objetos ou novos conceitos ligados às diversas áreas: tecnologia, arte, economia, esportes etc., é criado através de processos diversos como: justaposição, aglutinação, prefixação, sufixação, abreviação, importação de vocábulos existentes em uma outra língua ou ainda, através de um novo sentido dado a uma palavra já existente.

Os neologismos são adicionados ao dicionário e passam a fazer parte do léxico.
Basílio (2009, p. 10-11) explica que, por a língua constituir-se em um sistema de comunicação, não cabe ao léxico expandir-se de tal forma a exigir dos falantes a memorização de todos os símbolos, visto que, desse modo, a memória ficaria sobrecarregada, impedindo a comunicação automática.

Os processos mais utilizados na criação de novos vocábulos são: a Derivação e a Composição.

A derivação ocorre quando há formação de uma palavra a partir de uma raiz ou de outra palavra já existente na língua. Segundo Borba (1991) a derivação é meio mais frutífero de formação de palavras. Há, normalmente, a adição de sufixos à raiz ou radical. Os sufixos podem ser caracterizados pela significação externa, contudo possui valor conceitual, que se manifesta no processo de derivação.
 






A composição é um processo que resulta na junção de dois termos independentes originando uma palavra. Para Borba (1991, p.271), “O sentimento da unidade pode resultar simplesmente do fato de que os componentes são habitualmente agrupados no uso comum. O vocábulo é composto quando duas ideias se unem para formar uma terceira que deve ter forma gráfica também fundida”. 
 Carone (1986) explica que a composição é realizada com no mínimo duas palavras portadoras de radical, sendo que estas podem conservar sua identidade como vocábulos fonológicos, o que se conhece por justaposição ou pode ocorrer a incorporação de uma palavra em outra, caracterizando o processo de aglutinação. A autora elucida que: 

[...] justaposição e aglutinação não são duas formas diferentes de composição, mas dois estágios de um mesmo processo. Um composto pode formar-se já aglutinado, como é o caso de vogal átona final suprimida diante da vogal inicial de outra palavra: plan(o)alto, agu(a)ardente. Nem sempre, porém. Ainda assim hesita entre as formas hidroelétrico e hidrelétrico, ambas dicionarizadas.
 (CARONE, 1986, p.37, grifo do autor).
 
 
 
 
                                                              (dicionário ilustrado de LIBRAS)
 
 
 
Liddel (1984, apud Quadros e Karnopp, 2004), realizou pesquisas com sinais compostos da Língua de Sinais Americana (ASL) e identificou três regras no processo de criação desses compostos, sendo a regra do contato, da sequência única e da antecipação da mão dominante.




quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Parceria em prol da aprendizagem significativa - adaptação



A professora Rita Albergaria, de Língua portuguesa, do 3º ano do Ensino Médio, solicitou aos alunos que escolhessem um livro para apresentarem aos colegas como forma de incentivá-los a ler mais. A aluna Surda, Taimara Bento escolheu o conto "A Cartomante" de Machado de Assis e, contou com a adaptação das professoras especialistas da SRM , Ana Reclé Ferreira Freitas e Patrícia Leão da Silva para apresentar de forma que privilegiasse a língua materna da aluna.

 






Filme "O canto do Oceano"

 
Sexta, 10 de outubro de 2015, no Shopping Salvador, em comemoração a Semana da Criança.
Curtição!!!!!!! 

 
 

Orientação ENEM 2015 - VEJAM O VÍDEO EXPLICATIVO EM LIBRAS!!!!

 
 Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.
24 de outubro (1º dia) :  Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Tempo para a prova: 4 h30
25 de outubro (2º dia) ; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30
 
 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Curso Libras básico 2015

CURSO BÁSICO LIBRAS 2015 

Ofertado nos turnos matutino, vespertino e noturno, por instrutores Surdos, acompanhados de professores especialistas busca difundir a LIBRAS, com teoria e prática de forma prazerosa na SRM do Colégio Estadual Vitor Soares.

Horário:

Matutino: 8:00 às 11:00horas (Segundas ou Quartas)
Vespertino : 13:00 às 16:00 horas( Segundas ou Quartas)
Noturno: 18:00 ás 19:30 horas ( Segundas e Quartas)

MATUTINO

 






                                                                      



                                                

                                                              






 VESPERTINO






NOTURNO



 
 

 
 
 





 
 
 
 
 

Palestrantes e .........

Abertura do seminário:
 


 
 
 
 




Vivência e Cultura Surda 2015

Nossos sinceros agradecimentos à professora ,Vivian Caroline


       

V seminário :Os intérpretes 2015

Clebson Silva
Eunice Maria dos Santos
                   Vocês deram um show!!!!

Jéssica Daiane Bernardes



 


Vanessa de Almeida Moura



 
 
 
 
 


                                                                              

Depoimentos Cursistas 2017

Curso Básico de LIBRAS 2017 Sobre o curso? Indicam ?